domingo, 10 de junho de 2012

TEÓRICOS DA DIDÁTICA

No decorrer das aulas podemos conhecer alguns teóricos da didática, entre eles destacamos:


  • HERBART


Herbart foi o precursor da psicologia experimental aplicada à pedagogia. Este autor via a educação como ciência. Ele trouxe para a pedagogia o caráter de objetividade de análise, a psicometria, o rigor e a sistematização do método. Segundo Herbart, a ação pedagógica se orienta por três procedimentos: o governo, a instrução e a disciplina.
Para ele, a principal função da educação em uma sociedade é a aquisição de ideias por parte dos alunos. A ideia-chave de sua pedagogia é que a instrução é a base da educação. Não lhe interessava se a educação fortaleceria a democracia ou a cultura política. 

  • Johann Heinrich Pestalozzi        
                                                             

 Não bastava ter bons métodos de ensino da linguagem ou da matemática, era necessário investir tempo em pesquisa e avaliação dos melhores meios para ensinar o ser humano a tornar-se verdadeiramente humano.
Pesrtalozzi apresentou uma teoria chamada teoria dos três estados do desenvolvimento humano: o estado animal ou natural, o estado social e o estado moral. Nesta teoria, Pestalozzi defende que as religiões e as culturas, assim como os indivíduos acompanham este modelo de desenvolvimento. 


  • JOÃO AMOS COMÊNIO
Considerado o pai da didática moderna, o sistema medieval, defendeu um ensino de “tudo para todos” e foi o primeiro teórico a respeitar a inteligência e os sentimentos da criança.  
Para Comênio a educação é como um nascer do pássaro, onde todas as frases são respeitadas cuidadosamente (a prática escolar como inspiração na natureza). “Deve-se começar a formação muito cedo, pois não se deve passar a vida a aprender, mas a fazer.”




Um comentário:

  1. Só de Herbart que não focou o aspecto principal relacionado com a educação => o aluno como autônomo na busca de seu saber.

    "O ensino deve favorecer a arte de agir" (Edgar Morin)

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